segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Não!

Eu não sou fã de reality shows. Acho sem graça e sem conteúdo. Sem um objetivo real no final, apenas a vontade de ganhar dinheiro e ter uma fama instantânea. Fazem tudo pra ter a simpatia do público. Verdadeiros atores.Mas tem um que eu acho muito bom, America's Next Top Model. As mulheres que vão lá são lindas (algumas são bizarras mas em fotos elas ficam lindas), os desafios são engraçados e ver a Tyra falando: "congratulation, you're still running to become the america's next top model" - creio que seja isso, ela fala tão sussurrado e junto que fica difícil entender.
Ontem vi um documentário sobre o programa, os batidores e entrevistas com ex-participantes. Mostrou o que elas tem feito e essas coisas, nada demais. Mas o importante disso, foi ver várias que não ganharam e foram eliminadas antes da final reclamando que tinha sido tudo combinado e que elas eram as melhores. Elas simples relevaram o fato de que na sessão talvez elas não tenham ido bem ou talvez não combinassem com o perfil da ganhadora que o programa queria.
Desse programa me veio alguns pensamentos na minha cabeça. Eu sou bastante observador e um pouco psicólogo (no que se refere a tentar entender as pessoas), e não pude deixar de perceber em como as pessoas tem dificuldades com a palavra não. Tanto pra dizer quando pra escutar, a palavra não assusta. Muita gente se submete a muitas coisas por medo de dizer essa simples palavra. Negar algo não é prejudicial à outra pessoa. Pelo contrário, faz com que ela cresça e seja mais forte quando escutar um próximo não.
Ser negado por alguém é sofrido. O que fizemos pra merecer isso? O que fizemos de errado? Nada! Era pra acontecer e aconteceu, simples assim. O imediatismo das pessoas faz com que não pensemos a longo prazo. Queremos resultados, agora! Mas nem sempre podemos agir dessa forma, ignorando a vontade das outras pessoas. Temos que aceitar que aquilo não era bom no momento e sempre tirar algo produtivo de cada experiência - mesmo quando no momento não vejamos nada além da "derrota" aparente.
Não vou ser cínico a ponto de dizer que dou pulos de alegria quando recebo um não mas tento tirar proveito dele. Muito das minhas experiências atuais vieram a surgir de "nãos" que eu colhi ao longo da minha existência. E cada dia surgem mais. Prefiro não ficar mais negando isso pra mim, faz parte da evolução (vide último texto haha). E só, por enquanto.

3 comentários:

Nathalia disse...

pois é.
saber aceitar um não hoje em dia é bem difícil.. Eu admito que fico meio de cara hehe Mas, é assim que a coisa tem que ser! Nada de ficar fazendo algo só pq não sabe dizer NÃO! :P

beijomeliga

Anônimo disse...

eu nao sou nada fã dos nãos! mas eles tao ai né :/
beijos

P. Florindo disse...

Nem lembrava que você um dia chegou a ter um blog (na verdade, acho que eu nunca soube, mas enfim). Adorei o texto. Simples e ao mesmo tempo tão necessário todos os dias. Dizer um não é muito sofrido pois você não deseja que a outra pessoa fique frustrada, mas por outro lado, é privá-la de crescer com os nãos que leva, ou até mesmo, infantilizá-la, independente de ser seu filho, seu amigo, seu colega de trabalho ou seu companheiro. Por outro lado, negar o não também pode implicar em se submeter à situações desagradáveis para não magoar o outro, mas nisso o mais prejudicado é você. Mais uma vez, ótimo texto.